25 de Abril de 1974.
Comemora-se este ano de 2024, 50 anos da Revolução dos Cravos, o 25 de Abril de 1974. Um momento que meteu fim aos anos de ditadura e abriu o caminho para a democracia. O Alentejo ficou marcado de uma forma muito profunda pelo regime salazarista, e foi graças à Revolução de 1974 que a vida da população local mudou radicalmente.
Assim, uma população caracterizada por ser extremamente pobre e com uma forte desigualdade social, a população do alentejo vivia do que a terra lhes dava, com condições precárias e com salários muito baixos. Uma população sem acesso à educação, os serviços de saúde eram reduzidos e o analfabetismo era um problema muito presente.
Como era nesse tempo
A Revolução de 25 de Abril acabou por trazer muitas mudanças na região do Alentejo. A redistribuição das terras, devolvendo o acesso às propriedades aos seus titulares. A criação de cooperativas agrícolas que veio permitir aos trabalhadores do campo unirem.se e organizarem-se para terem uma produção mais eficiente. A expansão do acesso à educação e aos serviços de saúde, que vieram acabar aos poucos com a elevada taxa de analfabetismo.
Assim, com a Revolução o impacto na vida da população do Alentejo foi muito positivo. Com uma pobreza e desigualdade social reduzidas e o nível de vida da população aumentou significativamente. Passaram a ter acesso à educação e aos serviços de saúde, o que originou mais oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional às pessoas da região.
Nos dias de hoje a população do Alentejo continua a enfrentar enormes desafios. No entanto, a agricultura continua a ter um papel muito importante na economia, mas também o turismo, a indústria e muitos serviços. O Alentejo é hoje uma região próspera.
Em suma, o dia 25 de Abril de 1974 foi um dia que marcou um novo amanhecer para o país mas em especial para o Alentejo. As mudanças trouxeram mais benefícios para a população e melhorou significativamente a sua qualidade de vida.