Vamos falar na Açorda Alentejana. Antes de mais, conhece as famosas modas alentejanas? Quando as pessoas estavam a trabalhar nos campos precisavam de encontrar formas de passar o tempo. De certeza que já ouviu falar:
É fácil fazer, dá pouco trabalho
É água a ferver, coentros e alho
Coentros e alho e água a ferver
Dá pouco trabalho e é fácil fazer
A origem da Açorda Alentejana remonta aos tempos antigos, quando os camponeses da região tinham de aproveitar ao máximo os ingredientes que tinham disponíveis para alimentar as suas famílias.
A Açorda Alentejana é um prato tradicional alentejano muito popular na região. A combinação das texturas com os sabores dos ingredientes fazem com que se transforme numa refeição reconfortante e cheia de sabor.
A base da receita é o pão, que misturado com água quente dá origem a uma sopa consistente. O azeite, os coentros e o alho são outros dos ingredientes essenciais que vão dar mais sabor ao prato.
A receita pode variar de zona para zona do Alentejo. E podem ainda ser adicionados outros ingredientes, como: os ovos, o bacalhau, os poejos ou ainda as sardinhas.
Deste modo, a receita da Açorda tem vindo a evoluir para uma refeição mais saborosa e nutritiva, com ingredientes simples e ricos.
Em suma a açorda alentejana é dentro e fora de Portugal muito famosa, com um grande valor histórico e cultural. Preparada de uma maneira simples e rápida com ingredientes simples e cheios de riqueza e de sabor.