Blog:

Barragem de Alqueva: Maravilha e Desenvolvimento no Alentejo

A Barragem de Alqueva é uma das grandes obras do Alentejo. Localizada no rio Guadiana, nas proximidades da freguesia de Alqueva, no concelho de Portel, distrito de Évora. Esta foi uma obra concluída em 2002, e considerada a maior barragem de água doce da Europa.

A barragem conta com uma altura de cerca de 96 metros e a parte superior estende-se por aproximadamente 458 metros. Deram-lhe o nome de “Grande Lago de Alqueva”, e conta com uma área de espelho de água de cerca de 250 km².

Houve um grande impacto socioeconómico com a construção da barragem. Trouxe o desenvolvimento do turismo, o aumento da produtividade agrícola e o crescimento económico local.

A construção da barragem teve como principal objectivo regular o fluxo do rio Guadiana. Um rio que é muito irregular ao longo do ano. Com a sua construção evitam-se inundações durante os períodos de cheias e garantindo uma reserva estratégica de água para o abastecimento das populações durante os períodos de seca.

Outro grande objectivo para a construção da barragem foi a produção de energia hidroeléctrica. Onde deste modo contribui para o aumento da energia elétrica em Portugal.

A Barragem de Alqueva tornou-se também um ponto de turismo e de lazer importante em Portugal. A criação do “Grande Lago de Alqueva” proporcionou uma enorme área de água doce.

Em jeito de conclusão, a Barragem de Alqueva é uma das maiores e mais importantes obras de engenharia em Portugal. Proporcionando um conjunto de benefícios, como a regulação do fluxo do rio Guadiana, e a produção de energia hidroeléctrica.

Comentários do Facebook

Deixe-nos uma mensagem...