A Carne do Alguidar com Migas. Nos tempos mais antigos, com a chegada do inverno chegava também a época da matança do porco. E da matança do porco resultava a receita da carne do alguidar.
Neste momento juntavam família, amigos e vizinhos para entre todos ajudarem no processo, e aproveitavam também para conviver.
Algumas carnes eram cortadas no momento, temperadas durante umas horas e preparadas depois.
Nos dias de hoje, este já é um processo difícil de fazer pelas exigências da Segurança Alimentar.
Mas apesar disso é possível prepararmos esta receita em qualquer momento. Uma vez que encontramos estas carnes em qualquer altura do ano.
Por norma, a Carne do Alguidar é uma receita que pode ser acompanhada por migas, onde também se faz o aproveitamento do pão alentejano antigo.
A receita:
Ingredientes:
- 1kg carne de porco cortado em cubos (entrecosto, cachaço e lombo)
- 3 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de massa de pimentão
- 3 colheres de sopa de banha de porco
- 1 folha de louro
- 1 dl vinho branco
- 1 pão alentejano duro
- Água q.b
- Azeite q.b
- Sal q.b
Preparação:
Comece por cortar a carne de porco em pedaços pequenos e prepare a marinada com: dentes de alho, a massa de pimentão, a folha de louro e o vinho branco. Deixe marinar durante cerca de 4 horas.
De seguida coloque numa frigideira a banha e frite a carne até ficar dourada de todos os lados. Reserve a carne e a marinada à parte.
Corte o pão em fatias e cubra-o com água até amolecer.
Na mesma frigideira onde fez a carne, junte as fatias de pão, tempere com sal e vá mexendo até ficar homogénea. Pode acrescentar um pouco da gordura das carnes e um pouco de azeite.
Quando as migas se soltarem das paredes da frigideira estão prontas.
Sirva de imediato com a carne frita.