O Alentejo é uma região rica. Rica em costumes, pessoas, gastronomia, cultura, locais. E hoje vamos falar sobre as tradições de natal na gastronomia.
Os alentejanos gostam de estar reunidos à mesa com família e amigos. Aproveitam todas as ocasiões para usufruir de uma boa refeição. E no natal não é exceção.
Na véspera de natal, começamos pelo bacalhau com couves, um dos pratos mais populares de natal na região. Servimos na noite de Consoada, pois no Alentejo evitamos o consumo de carne vermelha neste dia. No entanto, o bacalhau pode ser preparado de outras maneiras, depende de família para família.
Outro prato servido na véspera de natal é o típico cordeiro/borrego assado. Assado lentamente para resultar numa carne macia e deliciosa, acompanhado por batatas assadas.
Já ao almoço servimos o Perú Recheado. Marinamos de véspera o perú com água, sal, limão e laranja. Depois, o perú é recheado com carne de vaca e porco, e quando vai ao forno para assar, acrescentam-se os acompanhamentos para finalizarem ao mesmo tempo.
Já quando falamos nos doces tradicionais da época, não podemos esquecer as azevias de grão, de batata doce e amêndoa, as filhoses, as rabanadas, os sonhos ou ainda a lampreia de amêndoa.