Blog:

Museu do Cavalo da Coudelaria de Alter

A Coudelaria de Alter nasceu da vontade de um Rei, que fez assim nascer a casa mãe do cavalo puro-sangue lusitano em Portugal. Foi criada em 1748, no âmbito de uma nova política coudélica, iniciada em 1708, pelo Rei D. João V, um aficionado dos cavalos.

Em 1726, o Rei D. João V, mandou construir as Cavalariças Reais de Belém, ou transformou um picadeiro barroco, num picadeiro Real. Quando a obra estava finalizada, e incentivado pela Rainha Dona Maria Ana da Áustria, também ela amante de cavalos, perceberam a necessidade de ter em Portugal os melhores cavalos com selo de produção nacional, aptos para a prática da Alta Escola.

Com esse desejo real, nasceu assim em 1748 a Coudelaria Real de Alter. A Coutada do Arneiro, uma propriedade com cerca de 800 hectares foi o local escolhido para acolher este projecto.

Foi a D. José I, que coube o mérito da instalação e estruturação daquela que é ainda hoje a mais notável Coudelaria Portuguesa.

Ao longo de toda a sua existência, a Coudelaria tem vindo a superar várias adversidades, feito história, tornando-se por muitos a mais antiga do mundo a funcionar de forma ininterrupta no mesmo local.

Comentários do Facebook

Deixe-nos uma mensagem...