Blog:

Castelo e Museu de Sines

No litoral alentejano encontramos Sines, e por sua vez o famoso Castelo de Sines. Construído em 1424, durante o reinado de D. João I, veio mais tarde a ser reajustado por D. Manuel I, em 1512. Assim, a construção do Castelo teve como principal objectivo a defesa da costa contra os piratas que circundavam a zona costeira de Portugal.

Sines sempre foi uma região ocupada desde a pré-história. Desde romanos, árabes e até muçulmanos. Onde, no final do século XII, conquistada aos muçulmanos por D. Sancho I.

Um dos governadores do castelo foi Estêvão da Gama, pai do navegador Vasco da Gama, o descobridor do caminho marítimo para a Índia.

Por outro lado, foi classificado como Imóvel de Interesse Público, tem vindo a ser alvo de várias obras de conservação e restauro ao longo dos anos.

Na Torre de Menagem encontramos o Museu de História Natural de Sines, inaugurado em 2008, juntamente com a Casa Vasco da Gama.

Atualmente, o Castelo é cedido para diversas iniciativas de entidades públicas e privadas. Ao mesmo tempo está preparado para ter iluminação exterior através de projetores que se encontram instalados nas muralhas. Conta ainda com calhas para passar cabos, quadros elétricos e ligação telefónica. Dispõe ainda de instalações sanitárias, para homens, mulheres e pessoas com mobilidade reduzida.

Ao mesmo tempo com um terraço de 3.600m², em formato de anfiteatro natural, é uma enorme sala de espetáculos ao ar livre, onde se realiza o famoso Festival Músicas do Mundo.

Com um espaço vedado de 490m², é onde podem ser realizados eventos de pequena dimensão, ou como complementares dos eventos que decorrem no terraço.

Comentários do Facebook

Deixe-nos uma mensagem...