Na vila do Redondo, no coração do Alentejo, nasceu em 2009 o Museu do Barro. Espaço dedicado com equipamento próprio e especializado que leva à valorização e defesa da olaria tradicional do Redondo.
Foi criado para ser testemunho do instrumento com uma importância inquestionável na preservação e revitalização da olaria tradicional do Redondo. Com um reconhecimento que ultrapassa fronteiras e que coleciona grandes elogios.
O Museu do Barro apresenta a quem o visita, o percurso histórico da olaria redondense. E possibilita ainda a quem o visita apreciar e adquirir peças variadas trabalhadas em barro.
Oferece também uma vertente lúdica e pedagógica com objectivo de sensibilizar os jovens das tradições mais vincadas do concelho. Nesta vertente de formação, o Museu do Barro actua em desenvolver uma proximidade com a comunidade escolar onde assume o serviço educativo como uma das suas principais valências.
Para quem visita o museu é ainda possível percorrer as nove olarias do concelho, onde pode observar de perto e experienciar todo o trabalho oleiro, e quem sabe, desenvolver as suas próprias criações.
Se vai visitar esta linda terra do Alentejo, não se esqueça de fazer uma visita ao fantástico Museu do Barro.