Procurar
Close this search box.

A Queijada de Évora: História e Tradição

Falemos sobre a Queijada de Évora. Um dos famosos doces conventuais do Alentejo que tem a sua história ligada à cidade de Évora, no Alentejo.

A origem exata desta receita é um pouco incerta, mas dizem os entendidos que remonta aos tempos dos conventos e mosteiros de Portugal durante os tempos medievais.

Diz-nos a história que foram as freiras do convento de Évora que criaram a Queijada de Évora. Uma receita passada de geração em geração, e que nos dias de hoje faz as delícias a todos os que a provam.

Este é um doce feito à base de queijo fresco, açúcar, ovos, farinha e canela. O queijo fresco é misturado com os restantes ingredientes, e esta preparação é depois colocada em pequenas formas e no fim polvilhada com canela. O resultado desta preparação é uma queijada dourada por fora, macia por dentro e um aroma delicioso a canela.

A Queijada de Évora é nos dias de hoje muito popular e apreciada por todos aqueles que visitam a cidade Alentejana. É um doce que para além de todo o seu significado cultural, representa a tradição dos doces conventuais portugueses.

Comentários do Facebook

Deixe-nos uma mensagem...