O Pastel de Castanha de Marvão é um doce típico da região de Marvão, no distrito de Portalegre, Alentejo. Esta é uma zona conhecida pela produção de castanha, onde desse modo nasceu o Pastel de Castanha.
Uma vez que é um fruto sazonal, também a produção do Pastel de Castanho o é, preparado durante a época de outono.
O Pastel de Castanha de Marvão esteve em 2019, nomeado para uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal. Acabou por não chegar aos finalistas mas foi de facto algo importante para a região do Alentejo.
Estávamos em 2014, na XXXI Feira da Castanha quando o doce foi apresentado publicamente pela primeira vez. Num desafio lançado à Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, o Chef Cristiano Louro, foi o responsável pela sua criação. Com a missão de promover a castanha de Marvão e os seus produtores, esta foi a principal missão do Chef.
A receita tradicional envolve a combinação das castanhas cozinhas, trituradas com o açúcar, canela, raspa de limão, e em alguns casos amêndoas moídas. O resultado final é um pastel doce e aromático, muito apreciado para uma sobremesa ou para acompanhar um café ou chá.
A alta produção de castanhas na região de Marvão, fazem com que o Pastel de Castanha, seja uma especialidade única e deliciosa, fazendo as delícias de quem visita a região na época da apanha da castanha.