Blog:

O Castelo de Marvão

A Vila de Marvão, denominada pela Rainha D. Maria II, está localizada no distrito de Portalegre, no Alto Alentejo. Entre a vila de Castelo de Vide e a cidade de Portalegre, Marvão domina a paisagem serrana a partir do seu ponto mais alto. Com uma vista extraordinária sobre a área que envolve Marvão, tornando-a inesquecível e inesgotável. 

No topo da Serra do Sapoio, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, um dos principais acessos em Portugal, o Castelo de Marvão tem uma posição dominante e estratégica sobre a linha da fronteira e a sua envolvência.

Marvão foi conquistada por D. Afonso Henriques, e em 1190 foi mais uma vez reconquistada pelos Mouros. Mais tarde, D. Dinis apoderou-se do Castelo de Marvão que acabou por ganhar uma grande importância nas guerras contra as tropas espanholas.

O Castelo de Marvão tem as muralhas reforçadas por torres, que se distribuem por três linhas defensivas, a linha interna com duas torres e um cubelo, dominada pela Torre de Menagem.

A Vila de Marvão é de difícil acesso, uma vez que se encontra mesmo no alto da Serra de S. Mamede. Uma grande vantagem no passado, que servia de proteção natural contra os inimigos.

O Castelo de Marvão teve um papel da única fortificação portuguesa com um propósito estratégico até ao século XIX. Travaram-se e venceram-se grandes batalhas e lutas políticas, fazendo da vila um núcleo defensor dos seus oponentes ao longo dos séculos.

Comentários do Facebook

Deixe-nos uma mensagem...